argumento inicial para exposição

Transportar a poesia: caminhar com ela, carregá-la nas costas, de forma física mesmo: suando. Como um carregador de sonetos, que na verdade carrega tijolos e tenta vendê-los na feira, ao lado das uvas. Talvez como um afiador de facas, que na verdade afia rimas e de tanto afiar faz uma faca só lâmina.

 

Aprisionar as melhores palavras, já pálidas de exaustão, ou amarrar os melhores sujeitos: Manoel com James, Walt com Charles. Identificar a primeira transa entre as palavras de uma língua, sentar no chão e brincar com elas. Fazer um inventário de línguas extintas e então traduzi-las para uma língua inventada, como em João. Pintar os 8 bois de Rosa nas cores da paleta que Guimarães inventou.

 

Inversar₁ o horizonte em beco; ou a ação em pedra; ou o reflexo em negação.

 

Tratar de inversar a pedra, errando. Acompanhar o envelhecimento da pedra, que cresce diminuindo. Ficar quieto e passar a próxima terça pisando a grama da tarde, então trocar perdas por pedras e jogá-las no mar para ver quantas vezes pingam.

 

Jogar dados e abolir o destino, ou jogar búzios e adivinhar o acaso.

 

Errar.

 

Navegar pelo mar de dentro e pescar distâncias, acenos, bailes, fendas, cais, esgrimas. Guarda-las no almoxarifado por uma vida inteira para então doá-las aos netos.

 

Observar a disputa entre duas máquinas que invertem, inventam: inversam. Ser eu, mesmo outro. Ser eu mesmo: outro.

 

Montar uma biblioteca com estantes de impenetráveis, prateleiras de uma literatura que nunca existiu e gavetas de coisas acontecidas, e, então, finalmente, contentar-se com o silêncio das coisas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*inversar 
in.ver.sar 
(lat inversare) vtd e vint

1 Inverter versos, versejar às avessas, criar na imaginação o reflexo de um verso e transportá-lo para outra língua ou linguagem. 2 Atividade do tradutor de poesia: Campos inversou Mallarmé. 3 O contrário de versar. 4 Fingir-se poeta, apropriar-se de versos alheios para benefício próprio: Eu inverso Neruda.

Gerúndio: inversando

Particípio passado: inversado

Presente:eu inverso; tu inversas; ele/ela inversa; nós inversamos; vós inversais; eles/elas inversam

Copyright © deco adjiman